Corinthians joga feio, mas ganha primeiro jogo no Brasileirão

O futebol do Corinthians não foi dos melhores. Mas para sua torcida, comissão e jogadores o importante é vencer

Publicado em .

Time da Fiel fez sua obrigação na tarde deSTE domingo, no Itaquerão. Venceu o Fluminense carioca por 2 a 1 e somou seus primeiros três pontos ao seu ativo na disputa do Campeonato Brasileiro de 2018. O futebol exibido pelo Corinthians, no entanto, não foi dos melhores. Mas para sua torcida, comissão técnica e jogadores o importante foi vencer.

Uma vitória que não podemos dizer que foi justa. O Fluminense fez um bom segundo tempo e até merecia placar melhor. De qualquer forma, deu a lógica. O Timão em Itaquera, dificilmente perde. Foi o que aconteceu. Talvez se o jogo fosse no Rio, o Tricolor carioca pudesse até ganhar.

Mas em São Paulo o Corinthians era mesmo o favorito, como geralmente ocorre quando joga em seu estádio. Mas o time da Fábio Carille não foi o único a vencer entre os chamados grandes paulistas.

O Santos também venceu, no sábado, no Pacaembu, por 2 a 0 ao Ceará, que é o atual campeão cearense. Time visitante fez pouco e o Peixe não precisou jogar muito para faturar os três pontos. Exibição também não foi de muita qualidade. Na verdade, o Santos fez para o gasto.

DOIS GRANDES NA SEGUNDA
Já os outros dois grandes só estreiam hoje no campeonato (a partir das 20 horas). O Palmeiras, por exemplo, enfrenta o Botafogo carioca, lá no Rio de Janeiro.

Em tese, jogo bem difícil para a equipe dirigida por Roger Machado, porque o alvinegro do Rio é um time muito aplicado que costuma dar muito trabalho a seus adversários (basta lembrar que o Botafogo é o atual campeão carioca!).

O São Paulo, que vem de bom empate contra o Rosário Central, em Rosário, pela Copa Sul Americana, mesmo com dez jogadores (Rodrigo Caio foi expulso no primeiro tempo), estreia no Brasileirão contra o Paraná, no Morumbi.

Em tese, o favoritismo é tricolor que além de jogar em casa, tem melhor qualidade de elenco.

LAMBANÇA NA BAHIA

Bom dizer ainda que nesta primeira rodada do Brasileiro só há um fato a se lamentar. A arbitragem do jogo entre Vitória e Flamengo, em Salvador.

O juiz deu um pênalti e ainda expulsou o jogador Everton Ribeiro que tirou uma bola em cima da risca do gol do Flamengo (a bola ia entrar) com o rosto. O árbitro achou que foi com as mãos e, por isso, deu o pênalti e ainda expulsou o atacante rubro negro.

A falha levou a comissão de arbitragens da CBF suspender todo o trio de arbitragem do jogo. No mais, acrescentamos ainda que entre os mandantes, só o Cruzeiro de Mano Menezes perdeu (0 a 1 diante do Grêmio Portoalegrense.

C * U * R * T * A * S

* PARECE que a fiel anteviu a possibilidade de que na sua estréia no campeonato, o Corinthians não jogaria bem. Por isso, apenas 28.777 pessoas foram ao Itaquerão na tarde de domingo. Pouco para quem normalmente leva mais de 40 mil. O jogo foi fraco mas o Corinthians venceu.

Rodriguinho foi o heroi do time com dois gols. Um aos 45 minutos do primeiro tempo e outro aos 40 do segundo. Richard fez o gol do Fluminense aos 3 minutos do segundo período. Tricolor carioca deu muito trabalho a equipe dirigida pelo competente Fábio Carille.

* NÃO SÓ pelos dois gols, mas pelo que produziu durante o jogo, Rodriguinho foi o melhor do time. Balbuena foi disparado o melhor da defesa. Cássio não cometeu falhas e não foi culpado no gol do Flu.

Emerson, que entrou no segundo tempo, foi bastante Útil e fez o cruzamento que permitiu a Rodriguinho marcar o segundo gol corintiano. Maycon também entrou no segundo perÍodo e foi muito bem.

O jovem Pedrinho também. Fracos e violentos, Romero e Fagner não jogaram bem. Ralf fez excelente trabalho na cabeça de área. Ele marca muito bem.

* NO FLUMINENSE, Richard e Jadson, jogaram um bom futebol. O Tricolor de Abel Braga é um time muito jovem. Isso as vezes atrapalha porque a garotada oscila muito durante o jogo. Prova disso é que no primeiro tempo a equipe só se defendeu e quase não criou chances de gol.

No segundo período, no entanto, a garotada correu mais, mostrou personalidade e até fez o gol de empate. Pena prá eles que o Corinthians desempatou no final. Mas dá para acreditar numa boa campanha no Flu nesse campeonato. O time é jovem e deve dar trabalho.

PEIXE BATE ESTREANTE

* O SANTOS, que estreou no sábado à noite, no Pacaembu, fez 2 a 0 no Ceará sem precisar fazer muito esforço. Jovem revelação do time, o jovem atacante Rodrygo, foi o melhor do time. Em compensação o arrogante Gabigol, nada produziu e cometeu erros de principiante.

Alguém precisa dizer a ele que seu futebol não é do tamanho que ele imagina. Além de Rodrygo, o miolo de zaga santista formado por Lucas Veríssimo e David Braz jogou muito. Aliás, a defesa do Santos está bem entrosada e jogando bem. Falta melhorar a criatividade no meio.

* DE QUALQUER forma, bem ou mal, importante para o Santos foi estrear com vitória. Foram três pontos importantes conquistados logo na primeira rodada do campeonato. A diretoria já percebeu que falta qualidade ao time em alguns setores e já saiu a campo para contratar reforços.

Se eles chegarem logo, Jair Ventura terá chance de montar um bom time para disputar o Brasileiro. Mas se demorarem, a equipe pode sentir a falta de qualidade demonstrada por alguns de seus titulares. Principal carêrncia do Santos. Um meia de alta qualidade.

VERDÃO PARA VENCER

* PALMEIRAS entra em campo hoje à noite diante do Vitória, disposto à tudo para vencer e estrear bem no mais importante campeonato do Pais. O problema é que seu time tem oscilado muito.

Há jogadores ali que custaram muito mas não tem produzido nada. Dudu, por exemplo, é até o capitão do time mas não tem sido decisivo como se esperava. Diante do Corinthians, mesmo com a vantagem do primeiro jogo, Dudu não se sentiu à vontade. No final, errou o pênalti que cobrou na decisão por pênaltis. Lucas Lima, por sua vez, tem sido uma decepção.

* O MEIA que foi do Santos, não conseguiu até agora jogar no mesmo nivel que jogava no Santos. Não participa do jogo, erra passes e quase não arremata. E, quando o faz, chuta fraco ou sem direção. Se Roger Machado for justo, vai acabar sacando Lucas Lima do time até que ele consiga superar sua má fase.

Outra falha grave do Palmeiras está no seu miolo de zaga. Antonio Carlos e Thiago não estão em boa fase. Em especial, o primeiro. Por culpa dele o Palmeiras tem levado gols surpreendentes. Ou melhora, ou vai precisar sair do time titular.

* OUTRO que precisa deixar de lado a postura de dono ou de machão do time (ele distribui pancadas em adversários mesmo fora da zona de perigo), é Felipe Melo. Ele até é um bom jogador. Quase não erra passes, arremata bem. Mas na marcação exagera sempre na violência. Leva cartões desnecessários. Esta na hora de mudar de postura.

Borja também não passa por boa fase. Fez nove gols no Paulistão, uma boa média, mas caiu demais de produção nos últimos jogos. Pior é que quem o substitui geralmente também não mostra nenhuma qualidade.

* NO JOGO desta noite, as 20 hs, contra o Botafogo lá no Rio, o Verdão vai precisar jogar bem mais do que o fez nos últimos jogos. Se não o fizer, perde, pois seu adversário é bem armado, tem alguns bons jogadores e está com moral alta (acaba de ser campeão carioca).

Assim, ou o Palmeiras entra prá valer no jogo desta noite no estádio Nilton Santos, ou vai perder seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro. Quanto ao Bota, como disse, é um time bem armado. Tem boas possibilidades de vencer esse jogo. Cabe ao Palmeiras não permitir.

TRICOLOR DÁ ESPERANÇA

* O SÃO PAULO também entra em campo as 8 da noite desta segunda feira. Joga no Morumbi contra o Paraná, que faz seu primeiro jogo na série A depois de fazer excelente campanha na Série B do ano passado.

É um time que já tem uma estrutura armada, que joga com muita disposição e deve criar sérios problemas para o Tricolor paulista. Mesmo porque, o time de Diego Aguirre ainda tem falhas e está em formação. As vezes dá tudo certo, mas, em outras ocasiões, dá tudo errado. Por isso pode até perder o jogo desta noite contra o Paraná.

* NO ATUAL elenco do São Paulo, há alguns jogadores que estão "voando". Um deles é Arboleda, zagueiro de área. É incrível o futebol que ele tem apresentado. Só que seu companheiro de zaga, Rodrigo Caio, não tem jogado nada e prejudica muito a produção do miolo de zaga tricolor.

Nas laterais Militão tem jogado muito, apesar de deslocado (ele é central) e Reinaldo está bem mas, por contusão, não joga esta noite. No meio campo estão bem Jucilei, Petros e o jovem Liziero. Nenê é outro que está "voando". Mas falta um camisa nove mais eficiente.

MUITO CARO

* CONSCIENTE de que o elenco ainda não está completo, a diretoria do São Paulo continua a contratar. O meia Everton, principal jogador do Flamengo no ataque, está para ser contratado. Um grande reforço. Tem tudo para brilhar no time paulista.

Essa contratação vai custar caro para o São Paulo. Mais de 15 milhões de reais. O São Paulo vai usar os 20 milhões de luvas que recebeu da TV Globo, para investir nesse jogador. E, segundo dizem, ainda vai sobrar dinheiro para mais uma contratação. Com ela, o Tricolor deve atingir um bom nível técnico.

* RESULTADOS da primeira rodada do Brasileirão. Cruzeiro 0 x Grêmio 1. Vitória 2 x Flamengo 2. América MG 3 x Sport Recife 0. Vasco da Gama 2 x Atlético Mineiro 1. Internacional 2 x Bahia Atlético PR 5 x 1 Chapecoense .

Hoje, segunda feira, a primeira rodada será encerrada com os jogos entre Palmeiras e Botafogo, no Rio e São Paulo x Paraná, no Morumbi. Maior surpresa foi a vitória do América de Minas contra o Sport. Não tanto pela vitória, mas pelo placar elástico. Prova de que o Sport está com time fraco. Um alerta para sua diretoria.

BONS JOGOS E SÉRIE B

* A SEGUNDA rodada será disputada no próximo final de semana. Vamos aos jogos. No sábado, Bahia x Santos, em Salvador, as 16 horas e Flamengo x América MG. No domingo jogam as 11 horas da manhã, Paraná x Corinthians, em Curitiba.

Furacão massacrou a Chapecoense na Arena da Baixada
Furacão massacrou a Chapecoense na Arena da Baixada
As 16 horas jogam Atlético MG x Vitória. Chapecoense x Vasco da Gama. Fluminense x Cruzeiro. Ceará x São Paulo, em Fortaleza. Palmeiras x Internacional, na Allianz Arena. Grêmio Porto Alegrense x Atlético Paranaense e Sport Recife x Botafogo carioca. Jogo mais atraente será disputado em São Paulo.

* A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro também teve jogos no final da última semana. Resultados: Fortaleza (de Rogério Ceni) 2 x Guarani 1. Oeste 2 x CRB 0. Atlético GO 3 x Criciuma 2. Figueirense 2 x Juventude 1. Brasil 1 x São Bento 1. Vila Nova 1 x Avaí 0. CSA 2 x Goias 1. Londrina 1 x Boa Esporte 0. Sampaio Correa 2 x Coritiba 0 e Ponte Preta 0 x Paysandu 1.

Bom destacar que os dois times de Campinas, Guarani e Ponte Preta, perderam seus jogos nesta semana. Prova de que ambos não estão bem. Vamos ver como será na segunda rodada.

LIGA DOS CAMPEÕES E LIBERTADORES

* A LIGA dos Campeões da Europa já tem seus jogos definidos para a fase semifinal. No dia 24 de abril jogam Liverpool x Roma, em Liverpool e no dia 25, Bayern x Real Madri, em Munique. Serão jogos de ida e volta. Em tese, melhor jogo será entre o Bayern e o Real. Mas Liverpool também

HOMEM-GOL: Cristiano Ronaldo
HOMEM-GOL: Cristiano Ronaldo
deve fazer bom jogo diante da Roma.

Difícil dar palpite em relação a esses jogos. Mas como não gosto de ficar em cima do muro, destaco os clubes que considero favoritos nestas semifinais. O Real e o Liverpool. Um time espanhol e outro da Inglaterra.

* A COPA Libertadores tem sequência no meio desta semana. Terça feira, Defensor x Monasgas. Cerro x Greêmio e Millionarios x Deportivo Lara. Na quarta, Strongest x Tucuman e Libertad x Penarol. Racing x Vasco da Gama. Universidad do Chile x Cruzeiro de BH e Allianza de Lima x Junior Barranquilla.

Na quinta, Flamengo x Santa Fé, no Rio de Janeiro, Emelec x River Plate. O Corinthians também joga nesta quarta. Encara o Independiente, em Buenos Aires, Argentina. Não vai ser fácil. Time argentino é bom e tem competência para vencer o jogo.