-->

Ceni pode levar o São Paulo ao rebaixamento

A história mostra que os grandes craques de futebol de todo o mundo raramente se transformaram em grandes treinadores

Publicado em .

Faz tempo que eu bato nessa tecla. Desde o inicio do trabalho de Rogério Ceni como técnico eu afirmo que ele não tem competência para ocupar esse cargo no São Paulo. Até reconheço que em toda história do Tricolor ele foi o grande ídolo da torcida, mas como goleiro artilheiro, como um bom guarda metas, mas jamais como treinador. E digo mais. Uma coisa é ser jogador ou até um grande jogador e outra é ser um grande treinador.

A história mostra que os grandes craques de futebol de todo o mundo raramente se transformaram em grandes treinadores. Os exemplos estão aí. Desde Rivelino, passando por Ademir da Guia, por Zico, por Gerson, por Pedro Rocha, por Socrates e por um grande numero de super craques da bola que não vingaram nessa nova profissão.

Um ou outro, como ocorre agora com Zidedine Zidane no Real Madri, contrariam e confirmam essa tese. E parece que eni vai seguir o mesmo caminho. Vai passar pelo comando técnico tricolor sem acrescentar nada de positivo e até ao contrário. Pode levar ainda neste ano seu clube de coração ao rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro.

Quem pensa que estou exagerando basta dar uma olhadinha na tabela de classificação do Brasileirão 2017. O São Paulo é o décimo terceiro colocado com 10 pontos ganhos. O Atlético Paranaense, primeiro da Zona de Rebaixamento, tem 8 pontos ganhos, dois a menos do que o Tricolor paulistano. Isso só deixa a fanática torcida são paulina super preocupada. Mais alguns deslizes nas próximas rodadas e o São Paulo estará entre os quatro últimos. E dai, quem vai tirá-lo de lá, Rogério Ceni???Duvido. Ele não tem competência para tanto. Assim, que a diretoria do clube se reúna logo e tome uma providência drástica.

Mandem Ceni embora e contratem um técnico que tenha condições de recuperar o São Paulo. Deixar para depois pode significar o fundo do poço e o primeiro rebaixamento do São Paulo em toda a sua história. Será isso que o presidente Leco e seus pares querem para o São Paulo? Uma pergunta que só eles podem responder. E que respondam logo!!!!

CURTAS

*FUTEBOL exibido pelo São Paulo diante do Atlético Mineiro foi terrível. Muito ruim. Tanto que já na saída para ao intervalo e a torcida tricolor já vaiava jogadores e comissão técnico. Na volta, houve o gol de empate mas aos poucos tudo voltou ao que era. O Atlético manteve seu ritmo, conseguiu seu segundo gol e venceu a partida.

*DETALHE. Principal culpado pelo segundo gol atleticano foi Lucão, que é menosprezado pela torcida porque ela sabe que ele não é um zagueiro à altura do São Paulo. Lucão, mais uma vez, entregou o ouro. Foi culpado por mais uma derrota do São Paulo. E quem o escalou e o tem prestigiado como titular? Rogério Ceni. Apenas ele.

*MAS NÃO foi só Lucão que jogou mal. Maicon não é nem sombra daquele zagueiro firme e objetivo de quando chegou ao clube. Na lateral direita não há ninguém em que se possa confiar. No meio campo Jucilei continua sendo um dos poucos destaques, se bem que Cueva tenha voltado ao time neste jogo com atuação até bem aceitável.

*NA FRENTE Pratto cansou de ter chances. Desperdiçou todas. Um desastre completo. Gilberto, que ainda é o artilheiro tricolor na temporada, só entrou quando o jogo já estava muito desfavorável para o São Paulo. Por que? Porque Rogério Ceni não confia nele. Mas confia em Wellington Nem, um dos piores jogadores no jogo de domingo.

*O SÃO PAULO não tem esquema tático. O São Paulo não tem jogadas combinadas nas cobranças de escanteio. Não tem nada combinado sobre como interceptar as jogadas aéreas do adversário. Além disso, chuta pouco à gol e não tem nenhum cobrador de faltas bem treinado. É tudo feito na improvisação. Ceni é péssimo treinador.

*DETALHE: o São Paulo pega o Atlético Paranaense, um dos últimos colocados, na próxima rodada. O jogo será em Curitiba onde o Tricolor paulista jamais venceu. Numa dessas o São Paulo perde mais uma e se enterra no buraco negro do rebaixamento. Por isso insisto na tecla: afastem Ceni ou ele vai levar o São Paulo a Segundona.

*PALMEIRAS afastou a zica e fez 4 a 2 no Bahia lá em Salvador. Uma brilhante e merecida vitória do Verdão que, finalmente, voltou a jogar seu melhor futebol. Os artilheiros da partida foram Keno, William, Juninho e Roger Guedes (de penalti). Esse garoto cresceu muito de produção e já merece a camisa titular do Palmeiras.

*O BAHIA está em boa fase. Jogou bem e correu o tempo todo. Só que o Palmeiras estava infernal. No fim, os 4 a 2 provaram que o time paulista tem mesmo melhor time. Com a vitória o Verdão fugiu um pouco da ameaça de rebaixamento. O astral melhorou e, parece que o técnico Cuca achou o melhor esquema e a melhor formação.

*CORINTHIANS jogou com o regulamento debaixo do braço e faturou um ponto fora de casa, em Curitiba, contra o Coritiba, com empate sem gols. Jogo não foi bom como se esperava. Dois times privilegiaram a marcação e as chances de gol não foram muitas. Quando a bola chegou, os dois goleiros deram conta do recado sem problemas.

*NO TIME de Fabio Carille destacaram-se Cassio, Pablo, Arana, Romero e Jô. Bom lembrar que Jô fez um gol legítimo que o árbitro anulou alegando impedimento que não houve. De qualquer forma, o empate acabou sendo justo porque os dois times correram muito e deram pouco espaço para o time rival.Corinthians continua invicto.

*O SANTOS acertou em cheio ao levar seu jogo de sábado passado para o Pacaembu. Público foi muito melhor do que os da Vila e time teve mais apoio da torcida diante do bom time da Ponte. Único problema é que desta vez seus jogadores não conseguiram produzir o que podem. Muitos erros, muita marcação e um empate sem gols.

*PARA A Macaca, que jogou fora de casa, até que foi um bom resultado. Mas para o Peixe o empate foi um péssimo resultado, pois num campeonato como o Brasileirão, é fundamental ganhar os três pontos em casa e, sempre que possível, beliscar um ou outro fora dela. De qualquer forma, empatar é sempre muito melhor do que perder.

*DEPOIS que Dorival Junior deixou o comando técnico do Santos, sua defesa está invicta. Não levou gol de ninguém. Já a Ponte Preta não ganha fora de casa à dezessete jogos. Quase um ano. O Santos chegou a 13 pontos ganhos contra 11 da Ponte. Macaca fez um gol através David Brás (contra), mas juiz anulou e marcou impedimento.

*MELHORES do Santos. Vanderlei continua a jogar muito no gol do Peixe. Está em fase excepcional. Lucas Lima pode ser considerado o melhor em campo. Renato também mostrou serviço. Mas Copete caiu muito de produção e foi o pior jogador do time. Na Ponte Aranha, Marlon, Fernando Bob e Sheik foram os maiores destaques.

RESULTADOS da oitava rodada do Brasileiro 2017. Atlético GO 0 x Atlético PR 1, Vasco 1 x Avaí 0, Santos 0 x Ponte Preta 0, Coritiba 0 x Corinthians 0, Fluminense 2 x Flamengo 2, São Paulo 1 x Atlético MG 2, Bahia 2 x Palmeiras 4, Chapecoense 0 x Botafogo carioca 2. Timão empatou em Curitiba mas ainda é líder isolado do Brasileiro.

*OS QUATRO primeiros colocados do campeonato são Corinthians com 20 pontos ganhos, Grêmio Porto Alegrense com 18 e um jogo a menos, Coritiba com 15 e Santos com 13. Na zona de rebaixamento estão Atlético PR 8, Atlético GO 6, Vitória 5 e Avaí 5. Hoje jogam as 20 horas, em Minas, Cruzeiro x Grêmio de Porto Alegre.

*PRÓXIMOS jogos do Brasileirão. Pela nona rodada do campeonato jogam na quarta feira Vitória x Santos, as 19h30. Botafogo x Vasco, Palmeiras x Atlético GO as 21 horas, Atlético Mineiro x Sport, Atlético Paranaense x São Paulo as 21h45, Avaí x Fluminense. Na quinta, Flamengo x Chapecó, Ponte Preta x Cruzeiro as 19h30.

*AS 21 HORAS o Corinthians enfrenta o Bahia, no Itaquerão. Apesar do bom futebol do time baiano o Timão é favorito nesta partida. Em Porto Alegre, o Grêmio, que faz ótima campanha neste campeonato, recebe o bom time do Coritiba, que empatou em casa no domingo com o Corinthians. Tricolor gaúcho leva algum favoritismo.

*O JUVENTUDE continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, série B. O Guarani é o vice. Time de Santa Catarina empatou com o Paysandu em Belém e chegou aos 18 pontos ganhos. O Bugre que perdeu para o Criciúma por 3 a 2, tem 15. O Vila Nova tem 14 e o Santa 13. Inter gaúcho também tem 14 pontos ganhos.

*OS RESULTADOS da oitava rodada da série B. Criciúma 3 x Guarani 2. Ceará 1 x Luverdense 1. Paraná 1 x Figueirense 0. Goiás 1 x ABC 2. Santa Cruz 0 x Inter 0, Boa Esporte 2 x Náutico 1, Paysandu 0 x Juventude 0, CRB 0 x Londrina 3, Brasil de Pelotas 3 x Vila Nova 0 e Oeste, de Itápolis, 0 x América de Minas Gerais 0.

*OS QUATRO clubes em situação de rebaixamento nesta série são o Boa Esporte e o Luverdense, que somam apenas 8 pontos ganhos, CRB que tem 7 e o Náutico, pior time do campeonato com apenas 2 pontos. Como a série B ainda está bem no começo, há possibilidade sim de recuperação do Náutico. Mas precisa começar logo.

*VEJAM AQUI os jogos da nona rodada da série B. Nesta terça feira, Náutico x Goiás, Juventude x Brasil, América MG x Santa Cruz, ABC x CRB, Figueirense x Luverdense, Londrina x Criciúma, Paysandu x Boa Esporte, Vila Nova x Ceará e Guarani x Oeste. Esse jogo entre paulistas será disputado no Brinco de Ouro.

*OITAVAS de Final da Copa Libertadores já tem datas. No dia 4 de julho, por exemplo, vão jogar Godoy Cruz x Grêmio e Guarani, do Paraguai x River Plate. No dia 5, Willstermann x Atlético Mineiro, Emelec x San Lorenzo, Atlético PR x Santos, Barcelona do Equador x Palmeiras. No dia 6 de julho, Nacional U x Botafogo carioca.

*A COPA Sul Americana também terá sequência na sua segunda fase. Dia 27 de junho, terça feira, Fuerza Amarilla x Santa Fé. Dia 28, quarta feira, Defensa Y Justicia x Chapecoense e Patriotas x Corinthians. Dia 29, Ponte Preta x Sol de América, Fluminense x Universidad Católica do Equador e Racing x Independiente da Colômbia.

*NO DIA 5 de julho jogam Palestino x Flamengo. Dia 6, Sport x Arsenal. Dia 11 Huracan x Libertad Paraguai, Oriente Petrolero x Tucuman e Cerro x Boston River U. Dia 12 de julho, Bolivar x LDU, Independiente A x Iquique Chile, Nacional x Olimpia. Dia 13, Nacional Potosi x Estudiantes e Deportivo Cali x Junior Barranquilla Colombia.