Brasileiro

Série C consagra acesso de times do Nordeste e premia bom momento da região

"O Náutico precisava sair da Série C. O Náutico não merece estar na Série C", disse o vice-presidente do clube

Publicado em 11/09/2019
por Agência Estado

Campinas, SP, 11 - A reta final do Campeonato Brasileiro da Série C consagrou no último fim de semana o acesso de três times do Nordeste para a Série B do próximo ano com uma fórmula parecida de sucesso.

RUMO A SÉRIE B

Times competitivos, planejamento e um grande apoio da torcida ajudaram Confiança (SE), Sampaio Corrêa (MA) e Náutico (PE) a se juntarem ao Juventude (RS) como os quatro novos integrantes da segunda divisão nacional.

O Nordeste, casa de três dos quatro times promovidos, mostrou força ao longo da competição também com outras equipes. Dos oito clubes classificados para as quartas de final, quatro eram da região.

SEMIFINAIS

A partir do próximo final de semana, as semifinais têm início com o encontro entre Confiança e Sampaio Corrêa. A outra semifinal terá Juventude e Náutico. Os confrontos serão decididos em duas partidas.

Das seis maiores médias de público desta Série C, duas pertencem aos promovidos Confiança e Náutico. O time pernambucano, aliás, conseguiu um acesso emocionante no último domingo na disputa por pênaltis contra o Paysandu (PA).

VAGA EMOCIONANTE

Com gol no último minuto, polêmica e invasão em campo no estádio dos Aflitos, no Recife, a equipe garantiu a vaga na semifinal e também o acesso.

Jogadores do Náutico comemorando a classificação. (Foto: Divulgação)
Jogadores do Náutico comemorando a classificação. (Foto: Divulgação)

Um dos segredos da campanha foi justamente jogar em casa.

Após atuar de 2013 a 2018 na Arena Pernambucano, o time pernambucano decidiu retornar ao antigo estádio e fez de lá uma fortaleza.

O local recebeu mais de 16 mil pessoas na partida decisiva contra o Paysandu.

A vaga representa para o clube um alívio após anos de campanhas ruins e de pouco dinheiro em caixa.

MERECIMENTO

"O Náutico precisava sair da Série C. O Náutico não merece estar na Série C. A gente manteve a convicção e as atitudes por mais duras que tenham sido. A gente merecia. O Náutico merece o acesso por tudo", disse o vice-presidente do clube, Diógenes Braga, após o acesso. O time terá como adversário agora o Juventude, de Caxias do Sul (RS).

NORDESTE EM PESO

A outra semifinal terá um encontro totalmente nordestino. O Confiança, animado pelo retorno à Serie B após 28 anos, vai encarar o Sampaio Corrêa.

O time sergipano bateu o Ypiranga (RS) nas quartas de final e na volta a Aracaju fez uma grande festa com a torcida. O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira(PC do B), prometeu renovar o convênio firmado via Federação Federal Sergipana de Futebol para ajudar o clube.

AJUDA AMIGA

"A presença de um time do Estado na Série B vai ajudar a economia, a divulgação da cidade, o turismo, porque durante um ano, teremos jogos aqui com times de outros estados, com cobertura de canais esportivos e nossa cidade ficará ainda mais conhecida", disse o prefeito.

Neste sábado, às 17 horas, no estádio Batistão, o time recebe o adversário maranhense pela abertura do confronto da semifinal. Os ingressos estão esgotados.

FOCO

O Sampaio Corrêa teve homenagem semelhante após passar pelo time gaúcho do São José na fase anterior. A equipe teve em São Luís um encontro com o governador, Flávio Dino (PC do B), no Palácio dos Leões.

Agora com as festas encerradas, o time foca na disputa da semifinal para comemorar o retorno para a Série B como campeão nacional.

"As comemorações terminaram, agora é manter o foco e pensar na sequência da competição. Queremos brigar pelo título, mas, para isso, precisamos tentar superar o Confiança, que é uma equipe forte, aplicada, e tem o mesmo objetivo", disse o atacante Salatiel Junior. O Sampaio Corrêa esteve pela última vez na Série B em 2018.