Paulista

Seleção do Paulistão de 2011 teve Neymar e a última vez de Rogério Ceni

Campeão, o Santos foi o clube que mais cedeu mais jogadores para a seleção do torneio, além do craque e artilheiro

Publicado em 06/04/2020
por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 06 (AFI) - O Santos foi o primeiro campeão da década do Campeonato Paulista. Em 2011, Neymar e cia. venceram o Corinthians após empate sem gols no Pacaembu e vitória no jogo da volta, na Vila Belmiro, por 2 a 1. Equipe que mais teve representantes na Seleção do Campeonato, com quatro premiados, o time da Baixada Santista também contou o craque e o artilheiro do torneio.

Conquistando o seu 19º título, o time alvinegro terminou a primeira fase na quarta colocação, com 38 pontos, e com o melhor ataque da competição, tendo marcado 40 vezes. Nas quartas, eliminou a Ponte Preta e o São Paulo na semifinal até enfrentar o Corinthians na grande decisão.

Seleção do Paulistão de 2011 teve Neymar e a última vez de Rogério Ceni
Seleção do Paulistão de 2011 teve Neymar e a última vez de Rogério Ceni

Na Seleção do Campeonato, foram escolhidos o lateral-esquerdo Léo, o zagueiro Edu Dracena, o meia Elano, um dos artilheiros do Paulistão com 11 gols ao lado de Liedson, e Neymar, o craque do torneio pelo segundo ano consecutivo.

A segunda equipe que mais cedeu atletas para a seleção foi o Corinthians, que terminou a primeira fase em terceiro, também com 38 pontos. Para disputar a final, o time de Tite venceu o Oeste e passou nos pênaltis contra o Palmeiras na semifinal. O vice-campeão "cedeu" o zagueiro Chicão, o meio-campista Ralf e o atacante Liedson, autor de 11 gols no certame.

PARCEIROS DE PENTA
Para comandar a seleção, o escolhido foi Felipão, treinador do Palmeiras. A equipe alviverde ficou em segundo lugar na primeira fase, com 41 pontos. Nas quartas de final, passou pelo Mirassol, mas acabou eliminado pelo Corinthians nos pênaltis. Além do técnico, o lateral-direito Cicinho e o atacante Kléber também foram os selecionados. A equipe alviverde foi a equipe que menos levou gols, apenas 10 em todo o torneio.

Durante a primeira fase, o goleiro Rogério Ceni marcou seu centésimo gol na carreira, entrando para a história do futebol mundial. Além disso, ajudou a equipe a conquistar a primeira colocação geral, com 41 pontos, mas acabou caindo nas semifinais, para o Santos. Eleito o melhor goleiro do campeonato, Ceni esteve pela última vez na carreira no "elenco ideal" do estadual. Além do camisa 1, o São Paulo também teve o meia Lucas.

CONFIRA A LISTA DA SELEÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2011:
Goleiro
: Rogério Ceni (São Paulo);
Laterais: Cicinho (Palmeiras) e Léo (Santos);
Zagueiros: Chicão (Corinthians) e Edu Dracena (Santos);
Meias: Ralf (Corinthians), Elano (Santos) e Lucas (São Paulo);
Atacantes: Liedson (Corinthians), Neymar (Santos) e Kléber (Palmeiras);
Técnico: Felipão (Palmeiras).

Artilheiros: Liedson e Elano - 11 gols
Craque do Campeonato: Neymar

Letícia Denadai, especial para a FPF