Libertadores

São Paulo vai cair fora da Copa Libertadores já na fase inicial

Em minha opinião, o São Paulo atravessa uma fase altamente negativa e não vejo nenhuma chance dele reverter a vantagem

Publicado em 11/02/2019
por SÉRGIO CARVALHO - -

O São Paulo não tem outra alternativa. Ou vence o Talleres, da Argentina, na noite desta quarta feira pela diferença de três gols (ou então na decisão por pênaltis, caso o Tricolor consiga fazer 2 a 0), ou estará definitivamente fora Copa Libertadores da América 2019.

A desclassificação do Tricolor de André Jardine, se acontecer, será um vexame histórico para o clube que mais ganhou essa Copa entre os representantes brasileiros. O jogo será nesta quarta feira, as 21h30, no Morumbi, possivelmente com bom público, já que a venda antecipada de ingressos foi boa nos últimos dias.

MÁ FASE E SEM CHANCE

Em minha opinião, o São Paulo atravessa uma fase altamente negativa e não vejo nenhuma chance dele reverter a vantagem que o Talleres conquistou lá em Cordoba.

A verdade é que o Tricolor paulistano tem apresentado sérios problemas no seu ataque e também tem alguns buracos defensivos que o levam a levar gol em todos os jogos.

Diante disso, não vejo como de uma hora para outra Jardine vai conseguir solucionar esses problemas e fazer seu time jogar como um verdadeiro campeão. Lamento pelo torcedor sãopaulino que ainda acredita numa reviravolta, mas mesmo sabendo que o futebol é um esporte cheio de surpresas, eu não vejo chance do São Paulo se classificar.

TRES GOLS É MUITO
Pode até ganhar ou mostrar um futebol acima do que tem jogado. Mas não me parece que tenha condições de marcar três gols e não sofrer nenhum durante os noventa minutos desta partida. Digo tudo isso porque percebi que o São Paulo de hoje começa mal até pelo seu goleiro que ainda não mostrou toda a competência que diziam ter.

Ao contrário, Volpi tem falhado em vários gols que o São Paulo levou nesse início de ano. Na linha de zagueiro s, Bruno Peres marca mal e compromete a defesa. Arboleda e Diego Alves seria a melhor dupla de zagueiros internos mas Jardine pode optar por Anderson Martins, que é inferior aos dois.

PROBLEMAS NO MEIO-CAMPO
No meio campo Hudson não joga porque está suspenso. Colocar Hernanes mais recuado em seu lugar como aconteceu diante da Ponte, não vai adiantar. Ele é meia avançado e não volante de marcação. Hernanes precisa jogar mais perto do ataque. Jucilei que não jogou em Campinas pode voltar, mas não tem boa saída de bola.

Nenê é um jogador de quase quarenta anos. Tem qualidade técnica mas seu estado físico não lhe permite jogar noventa minutos num mesmo nível. Eu não o escalaria. Na frente, a volta de Pablo é uma boa notícia, só que para jogar ele precisa receber bolas em boa condição. Isso não tem ocorrido porque o setor de criação do São Paulo tem falhado nessa missão.

PABLO ISOLADO
Numa dessas Pablo acaba ficando isolado entre os zagueiros adversários. Nas pontas o ideal seriam Antony (que ganhou a Copinha) na direita e Everton na esquerda. No último jogo Antony teve bons momentos.

Por isso, deve continuar. Já Everton, que fez um primeiro turno de Brasileirão no ano passado de excelente nível, caiu muito de produção e nunca mais produziu o que pode. Seria necessário chamar-lhe a atenção para que se empenhasse mais e tentasse voltar a jogar como em 2018. Do jeito que está nem merece ser titular.

Talleres tem vantagem sobre o São Paulo no jogo de volta
Talleres tem vantagem sobre o São Paulo no jogo de volta

TÉCNICO SEM TEMPO
Quanto ao técnico André Jardine acho que ele não teve tempo de montar um time como queria. Talvez tenha faltado tempo. A verdade é que seu time hoje é lento, não tem força ofensiva e tem enormes buracos na defesa.

Diante disso, mantenho a opinião que abriu esse comentário. O São Paulo pode até ganhar o jogo diante do Talleres, mas não vai conseguir se classificar. É vexame à vista!!!

C * U * R * T * A * S

* O ATLÉTICO MG também joga neste meio de semana pela Pré Libertadores. Pega o Danubio, do Uruguai, em BH, com boa chance de se classificar. É que, ao contrário do São Paulo, que perdeu por 2 a 0 para o Talleres, o Galo mineiro empatou o primeiro jogo, lá em Montevidéu, em 2 a 2.

Agora pode até empatar pela contagem mínima e estará classificado. Mas eu não acho que o Atlético vá empatar. Ele tem time para ganhar e deve faze-lo. Jogo será nessa terça fe3ira, a partir das 19h15. Certamente vai ser uma bela festa atleticana.

Ricardo Oliveira marcou dois gols lá
Ricardo Oliveira marcou dois gols lá

* OUTROS jogos da Pré Libertadores neste meio de semana. Barcelona x Defensor Sporting, no Equador. Favoritismo do time local que venceu por 2 a 1 o jogo de ida. O Independiente de Medellin pega o Palestino. Na ida deu empate, 1 a 1. Palestino é forte e deve classificar.

Na quarta feira jogam Universidad do Chile x Melgar. No jogo de ida deu Melgar,1x0. Time chileno pode reverter. O Caracas encara o Delfin do Equador. Na ida, 1 a 1. Jogo bem equilibrado e sem favorito. O Libertad encara o Strongest. Na ida deu empate, 1 a 1. Jogo igual.

* NA QUINTA feira jogam Atlético Nacional x La Guaira. Atlético que ganhou o primeiro jogo por 1 a 0 tem tudo para confirmar sua classificação,. É mais time e deve vencer. Bom lembrar que essa fase de pré Libertadores vai até o final do mês de fevereiro.

Os times que se classificarem nessa rodada vão disputar mais dois jogos pela pré. Quem passar dessa última fase, vai disputar a fase de Grupos, que terá quatro clubes em cada série. Dos brasileiros que disputam a pré, o Atlético MG, como disse, pode chegar. O São Paulo deve ficar.

COPA DO BRASIL AGITADA

* A COPA do Brasil também terá sequência nesse meio de semana. Nesta terça jogam Aparecidense de Goiás contra a Ponte Preta, de Campinas. Jogo começa as 19h15. Macaca é favorita, mesmo fora de casa.

Na quarta o Avenida pega o Guarani em casa. Jogo será as 20h30. Também indico o Bugre campineiro como favorito do jogo. Na quinta feira, o Fast recebe o Oeste, de Barueri. Oeste vem fazendo boa campanha no Paulistão e tem tudo para ganhar esse jogo. Na sexta feira daremos os resultados dos paulistas na disputa desta Copa.

Cueva é a nova arma do Santos de Sampaoli
Cueva é a nova arma do Santos de Sampaoli

PEIXE E TIMÃO NA SUL-AMERICANA
* A SUL AMERICANA terá dois jogos importantes com presença de clubes paulistas nesta semana. Nesta terça, o River, do Uruguai recebe o Santos. Esse River não tem o potencial do seu homônimo da Argentina. É um clube bem modesto. Por isso acredito em vitória tranquila do time dirigido por Sampaoli.

Na quinta feira, a Fiel vai estar no Itaquerão para ver Corinthians e Racing, da Argentina. Um jogão. Vejo o time de Fabio Carille ainda desajustado. Se bobear pode até perder esse jogo e dificultar as coisas para a segunda partida na Argentina.

FALHA DO FLAMENGO
* NAS MINHAS colunas não falei da lamentável tragédia ocorrida no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, com jovens jogadores do Flamengo. Foi mesmo uma tragédia, uma ocorrência que chocou todo o nosso País.

Não estive lá, mas por tudo que li e ouvi, há culpa direta da cúpula rubro negra. Houve descaso. O local tinha falhas gritantes na sua construção e não oferecia nenhuma segurança a quem dormisse ali.

Acho que o MP e a Policia devem levantar todos os dados, indicar os culpados e puni-los de forma exemplar. Cadeia prá todos eles.