Pernambucano

PERNAMBUCANO: Sport vence e garante a liderança; mas confrontos nas mãos do STJD

Gol do Salgueiro no último lance rebaixou o Petrolina para a Série A2 do Pernambucano, mas Flamengo pode perder 13 pontos no STJD

Publicado em 17/03/2019
por Agência Futebol Interior

Recife, PE, 17 (AFI) - O Campeonato Pernambucano teve tudo para ter as suas quartas-de-final conhecidas já neste domingo. Um gol do Salgueiro sobre o Petrolina no último lance do jogo, porém, forçou a decisão nos tribunais. Explica-se.

Confira os resultados dos jogos deste domingo no Brasil acessando o Placar Futebol Interior!

CONFUSÃO NOS TRIBUNAIS

Punido com a perda de 13 pontos no TJD-PE, o Flamengo de Arcoverde conseguiu um efeito suspensivo do julgamento no fim da semana. Com isso, aliado ao gol do Carcará, os petrolinenses estão rebaixados. O problema, porém, está no regulamento: dos 10 times do estadual, oito se classificam às quartas de final. Os outros dois caem. Sem meio termo.

Por isso, o Sport, líder, tem o seu adversário, o oitavo colocado, ainda indefinido. Como o Tigre ainda não entrou com recurso, o julgamento não tem data para ocorrer. O motivo da demora era o fato dos arcoverdenses necessitarem de outros resultados para se manter. Além da sua vitória e de uma vitória nos tribunais, precisava, também, da vitória do Salgueiro sobre o Petrolina. E ela veio.

DRAMA EM ARCOVERDE...

Precisando vencer para ter chances de não cair caso vença nos tribunais, o rubro-negro pressionou. O primeiro gol, porém, foi do América. Aos 48 minutos, no último lance do primeiro tempo, Lucas Silva marcou. O revés permaneceu até os 30 minutos do segundo tempo, quando Célio empatou. Aos 44, Jefferson Maranhão virou o jogo e deixou o time respirando no estadual.

...EM SALGUEIRO...

Dependendo também de uma vitória do Salgueiro, o Tigre do Moxotó viveu situação de drama junto a torcida sertaneja mandante. No primeiro tempo, pressão do Petrolina. Na subida dos vestiários, oo SAC cresceu e Bruno Sena acertou um chute despretencioso. Gol. Aos 39, porém, já perto do fim do jogo, Magno empatou.

Salgueiro venceu o Petrolina com um gol no fim, no Cornélio de Barros (Foto: Darlando Barros) - Darlando Barros
Salgueiro venceu o Petrolina com um gol no fim, no Cornélio de Barros (Foto: Darlando Barros)

Àquela altura, o Salgueiro ia perdendo o seu mando de campo diante do Central nas quartas. A Fera Sertaneja, por outro lado, ia se mantendo e rebaixando o Fla. Disposto a decidir em casa, o Carcará pressionou. E, no último lance do jogo, desempatou. De fora da área, Escuro também acertou um chute despretensioso, no ângulo e deu a vitória. Por conta disso, tudo mudou.

...E NA ARENA

No confronto direto por uma vaga na Série D de 2020, o Afogados levou a melhor e se classificou. Em um primeiro tempo morno, Douglas e Diego Ceará não desperdiçaram as suas chances. 2 a 0 para a Coruja do Sertão no intervalo.

Na volta, porém, Erverson e Hugo, contra, empataram para o Vitória das Tabocas. Naquele momento, ainda restavam quinze minutos de jogo. A virada e uma hipotética vitória por 4 a 2 do Tricolor das Tabocas lhe daria a vaga ao nacional. No fim, tudo ficou no 2 a 2 e deu Coruja.

MORNOS

Nos jogos do Trio de Ferro da capital, pouco drama e poucas emoções. Diferentemente dos últimos dois clássicos realizados - um pela Copa do Brasil e outro pelo Nordestão - Náutico e Santa Cruz fizeram um clássico das emoções morno. Empate sem gols e com poucas chances criadas, a maioria pelo Timbu.

Sport vence o Central no Lacerdão e garante a liderança. (Foto: Anderson Stevens/Sport Recife) - Anderson Stevens/Sport Recife
Sport vence o Central no Lacerdão e garante a liderança. (Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)

Em Caruaru, depois de um primeiro tempo fraco, o Sport resolveu o jogo em cinco minutos. Aos 10, Luan abriu o placar de falta, enquanto Hernane ampliou aos 15. O Central ainda chegou a diminuir aos 47 com Marlon, mas não impediu a vitória do Leão. A derrota da Patativa, aliada a uma vitória do Salgueiro, fez o time sair do G4 e perder o mando das quartas.

COMO FICA

Com os resultados, três dos quatro jogos das quartas-de-final do Pernambucano estão definidos. Líder, o Sport é o único com situação duvidosa, pois enfrenta o oitavo colocado. A posição, porém, ainda não está definida e aguarda julgamento do caso Flamengo de Arcoverde no STJD. Pode enfrentar o Flamengo de Arcoverde ou o Petrolina na Ilha do Retiro, no Recife.

Vice-líder, o Náutico enfrentará o Vitória das Tabocas, sétimo colocado. A partida única será realizada no Estádio dos Aflitos, em Recife. Terceiro lugar, o Santa Cruz receberá o Afogados da Ingazeira no Arruda, também na capital. Quarto, o Salgueiro receberá o Central no Cornélio de Barros, em Salgueiro.

Confira os resultados da 9ª rodada
Flamengo-PE
2
x
1
América-PE
Central-PE
1
x
2
Sport
Salgueiro-PE
2
x
1
Petrolina
Náutico-PE
0
x
0
Santa Cruz
Vitória Tabocas-PE
2
x
2
Afogados-PE
Próxima RodadaVeja a Classificação!