Brasileiro

Três paulistas fecham a rodada na liderança do Brasileirão

Nos quatro jogos que disputaram os três ganharam três e empataram um. Estão invictos, portanto.

Publicado em 13/05/2019
por SÉRGIO CARVALHO - -

Depois dos jogos pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 disputados no último final de semana, três grandes clubes paulistas estão em primeiro lugar com 10 pontos ganhos: Palmeiras, Santos e São Paulo. O Verdão é o líder porque tem melhor saldo de gols (7) contra 5 do Peixe e 4 do Tricolor paulista.

Nos quatro jogos que disputaram os três ganharam três e empataram um. Estão invictos, portanto. O equilíbrio entre eles é palpável. O Palmeiras marcou 8 gols e sofreu 1. Tem a melhor defesa. Santos e São Paulo sofreram 2 gols até agora.

O Palmeiras marcou 8 gols em quatro jogos. Dois por jogo. Ótima média. O Santos marcou 7 e o São Paulo 6. O que também é elogiável. Os três jogaram no final de semana.

AS TRÊS VITÓRIAS
O Palmeiras derrotou o Atlético Mineiro, em BH, por 2 a 0. Um grande resultado se levarmos em consideração que o Galo era líder isolado do campeonato e estava invicto.

O Santos jogou no Pacaembu contra o Vasco, pior time. Teve chance de golear mas ficou nos 3 a 0. Se tivesse feito um pouco mais (e teve chance!) poderia ser o lídernesse momento.

Já o São Paulo teve jogo muito difícil em Fortaleza, Ceará, contra o Fortaleza, time de Rogério Ceni,. Com gol de Hernanes venceu por 1 a 0 e manteve sua invencibilidade. Prova de que Cuca está dando conta do recado e já deu um padrão do jogo à sua equipe.

Bom lembrar que antes do jogo entre Fortaleza e São Paulo torcedores dos dois clubes fizeram uma super homenagem ao atual técnico do tricolor cearense. Ceni que dificilmente demonstra emoção, chorou diante da demonstração de carinho que as duas torcidas lhe deram.

TIMÃO DECEPCIONA
Dos quatro grandes clubes de São Paulo só o Corinthians pisou na bola. Fez péssima exibição diante do Grêmio e ficou no zero a zero.

O tricolor gaúcho teve a desculpa de jogar sem a maioria dos seus titulares, mas o Corinthians jogou com seu time principal e pouco fez durante os noventa minutos.

Fiel deixou o Itaquerão bastante incomodada e preocupada com a situação de seu time que só somou cinco pontos em doze disputados. Lógico que a maioria culpa Fábio Carille, mas eu tenho opinião diferente.

NADA DE MILAGRE
Carille não pode fazer milagre. Pegou o bonde andando e não tem elenco. Será dificil fazer esse time reagir com os jogadores que tem. E mais. Não dá para deixar a reação para depois da Copa América de Seleções.

Se Carille entrar nessa pode depois não terá tempo para recuperar os pontos que tem perdido nesse inicio. Até agora já foram oito pontos. E, pela baixa qualidade do elenco esse número pode aumentar.

Todo cuidado é pouco. Que a diretoria reaja rápido e socorra o treinador que sem jogadores não vai conseguir fazer o Corinthians jogar bola.

CONTRA A QUEDA

Na briga para não cair, as coisas estão feias para CSA e Avaí, que não conseguem ganhar um jogo e para o Vasco, que tem péssimo elenco e, mesmo com a contratação de Vanderlei Luxemburgo não me parece em condições de reagir à curto prazo.

Quanto ao Grêmio, que também está entre os quatro últimos, não vejo problema. Renato Gaúcho é bom técnico e o elenco do tricolor do sul é de boa qualidade.

Em curto espaço de tempo a fanática torcida tricolor do sul já terá motivos para ficar aliviada. Próxima rodada do Brasileiro só será disputada no próximo final de semana. Vamos esperar.

C * U * R * T * A * S

* O SÃO PAULO sofreu mas ganhou do Fortaleza e somou mais três pontos ao seu ativo. Foi um jogo difícil, bem disputado. No primeiro tempo o Fortaleza esteve motivado e teve boas chances para marcar. Faltou mais pontaria aos jogadores locais.

O São Paulo preferiu se defender e criou poucas chances no primeiro tempo da partida. No segundo, o time de Cuca se soltou e acabou por fazer o gol que lhe deu uma justa vitória.

* DEFESA tricolor jogou muito bem. Em especial o zagueiro de área Bruno Alves. O goleiro Volpi mostrou segurança. No meio campo, faltou mais ritmo a Tchê Tchê. Na frente, Antony foi discreto e Toró, apesar de lutar muito, pouco produziu.

No segundo período as coisas mudaram. Hernanes entrou no meio campo e o time cresceu. Aos 31 minutos, numa jogada iniciada por Hudson, Hernanes entrou como ponta e chutou forte e cruzado.

* FOI O GOL do São Paulo. A partir daí o Fortaleza deixou de jogar com tanta aplicação, seus jogadores desanimaram e o time paulista soube como segurar o resultado. No São Paulo destaque para Bruno Alves, o melhor da defesa.

No meio campo o melhor foi Hernanes. No ataque, Antony cresceu e foi um dos destaques da segunda fase. No Fortaleza, bom o goleiro Felipe Alves. Juninho e Edinho também mostraram serviço. Juiz foi muito bem.

VERDÃO MATOU A PAU

* O PALMEIRAS matou a pau no Mineirão. Venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, não deu chance ao adversário e fez dois lindos gols através Bruno Henrique, melhor jogador em campo. O Galo foi muito mal do goleiro ao ponta esquerda.

Tanto que Ricardo Oliveira, que tem sido um dos artilheiros do time, foi muito vaiado pela torcida atleticana. Bom que se diga, no entanto, que não foi o Galo que jogou muito mal, foi o Verdão que jogou demais.

* OS GOLS foram marcados por Bruno Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo e aos 7 do segundo. Palmeiras mostrou segurança na defesa (que é a melhor do campeonato), no meio campo onde Bruno Henrique e Felipe Melo se destacaram e no ataque, onde Deyverson se movimentou muito e confundiu a defesa do Galo.

Outros que jogaram muito nessa partida. Gustavo Gomes e Luan, miolo de zaga do Verdão. Ambos em ótima fase.

* EM QUATRO jogos o Palmeiras até agora só empatou um e ganhou três. Tem 10 pontos ganhos, 8 gols pró e 1 contra. Saldo de 7 gols. A base do time tem sido a defesa mas o ataque já fez oito gols, o que significa dois gols por jogo, o que é excelente média.

O Santos está encostado. Também fez 10 pontos, 7 gols a favor e 2 contra. Saldo de 5 gols. Ótima campanha para quem não gastou tanto em reforços. Sampaoli é o segredo deste time.

PEIXE FOI BEM

* O SANTOS, por sinal, venceu bem ao limitado Vasco da Gama, por 3 a 0, na tarde de domingo, no Pacaembu. Gols foram marcados por Diego Pituca aos 18 minutos e Rodrygo aos 33 do primeiro tempo. Sotelmo fez o terceiro aos 27 do segundo período.

Vasco jogou mal e ainda teve um zagueiro expulso. Danilo Barcelos levou o segundo amarelo e em seguida o vermelho. O Santos criou dezenas de chances de gol mas faltou pontaria.

* MELHORES jogadores do Peixe. Vanderlei, como sempre, teve ótima atuação no gol santista. Na defesa destaque para Veríssimo. Melhor da zaga. Pituca jogou de volante e fez um belo gol. Em ótima forma. Rodrygo também fez um e deu muito trabalho à defesa vascaína.

Sotelmo jogou muito pela esquerda e fez o terceiro gol do Peixe. Vitória justa, que deixou 11.411 torcedores que foram ao Pacaembu, satisfeitos. Mas Santos merecia mais gols..

* E SE tivesse aproveitado a chance e feito pelo menos mais três gols, o Peixe seria nesse momento o grande líder do campeonato. Mas como só fez três, perdeu por esse critério o primeiro lugar para o Palmeiras, que fez 2 a 0 contra o Atlético em Minas e levou menos gol que o Santos e marcou mais gols.

O São Paulo, por sua vez, ficou em terceiro lugar pelo mesmo critério. Também tem 10 pontos ganhos, mas perde em gols e também no saldo.

FIEL ESTÁ PREOCUPADA

* DESASTROSA a exibição do Corinthians no sábado que passou. Diante de um Grêmio bastante desfalcado, time de Fábio Carille voltou a decepcionar a fiel que compareceu em bom número ao Itaquerão.

Nada menos do que 36.624 torcedores pagaram ingresso. Faltou tudo ao time corintiano. Qualidade técnica, posicionamento tático e aplicação física. Em razão disso o placar final foi justo. 0 a 0 numa das piores partidas do Brasileirão.

* CURIOSO é que nem os goleiros trabalharam. A bola saia de um lado para o outro mas ninguém chutava no gol. Uma exibição de baixíssimo nível do Corinthians que, com o empate, já caiu para a décima segunda colocação do campeonato com apenas 5 pontos ganhos em quatro jogos.

Bom lembrar que o primeiro da zona de rebaixamento tem 3 pontos ganhos. Mais um pouco e o time da fiel estará entre os quatro últimos do campeonato.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* TODOS os resultados da quarta rodada do Brasileiro 2019. Fluminense 0 x Botafogo 1. Corinthians 0 x Grêmio 0. Goiás 2 x Ceará 1. Flamengo 2 x Chapecoense 1. Atlético MG 0 x Palmeiras 2. Santos 3 x Vasco da Gama 0. Internacional 3 x Cruzeiro 1.

Athletico Paranaense 1 x Bahia 0. Avaí 0 x CSA 0. Fortaleza 0 x São Paulo 1. Entre os dez jogos disputados nesta rodada, em apenas dois não saíram gols. Corinthians x Grêmio e Avaí x CSA.

* TRES clubes somam 10 pontos ganhos - Palmeiras, Santos e São Paulo. Os três do futebol paulista. O Verdão é o líder porque tem 7 gols de saldo. O Peixe tem 5 e o Tricolor paulistano, 4. Foram disputadas até agora quatro rodadas de trinta e oito previstas.

Além dos três clubes citados, Atlético Mineiro, Botafogo e Athletico PR estariam hoje classificados para disputar a Copa Libertadores do ano que vem. O Flamengo está bem próximo.

BRIGA CONTRA DESCENSO

* NA ZONA de Rebaixamento estão CSA com 3 pontos ganhos. Goiás e Avaí com 2. Vasco da Gama com apenas 1. Acima do CSA, há três clubes ameaçados. O Fortaleza, o Fluminense e o Ceará tem também três pontos em seu ativo.

Ou melhoram nas próximas rodadas ou podem entrar para o grupo dos quatro que vão cair. Como disse acima, o Corinthians, pior clube paulista da competição, só soma 5 pontos. Tem obrigação de reagir.

* ATENÇÃO para os jogos da próxima rodada do Brasileiro. Sábado- dia 18 de maio - Fluminense x Cruzeiro, Palmeiras x Santos (clássico paulista as 19 horas), Atlético MG x Flamengo e São Paulo x Bahia.

No domingo, dia 19 - Athletico PR x Corinthians as 16 horas, Goiás x Botafogo, Chapecoense x Fortaleza, Internacional x CSA, As 19 horas, Vasco da Gama x Avaí e Ceará x Grêmio. Essa será a quinta rodada do campeonato. Vão faltar 33.