Copa do Brasil

Juventude x Grêmio - É clássico gaúcho nas oitavas de final da Copa do Brasil!

O primeiro duelo entre os clubes gaúchos acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Publicado em 21/05/2019
por Agência Futebol Interior

Caxias do Sul, RS, 21 (AFI) - Um dos confrontos mais aguardado das oitavas de final da Copa do Brasil é entre Juventude e Grêmio, rivais históricos no Rio Grande do Sul. O primeiro duelo entre os clubes gaúchos acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.

A partida de volta está agendada para acontecer na quarta-feira seguinte, 29 de maio, no mesmo horário, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Cabe destacar que o gol fora não é critério de desempate, portanto, em caso de empate no placar agregado após 180 minutos, a decisão sairá em disputa de pênaltis.

REENCONTRO
Esta será a segunda vez que as equipes vão se enfrentar em mata-mata na temporada. Nos últimos dias de março, o Grêmio eliminou o Juventude nas quartas de final do Campeonato Gaúcho com goleada de 6 a 0 no placar agregado. Na ida, em Caxias do Sul, vitória tricolor por 6 a 0. Na volta, em Porto Alegre, os donos da casa não saíram do empate sem gols.

DE LÁ PRA CÁ
Desde então, os times estrearam no Campeonato Brasileiro. O Juventude disputou quatro partidas na Série C e somou oito pontos, aparecendo na segunda colocação do Grupo B - assim, disputaria as quartas de final, etapa na qual se definem os acessos.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio, por outro lado, fez dois pontos em cinco jogos na Série A e está no 19º e penúltimo lugar - ou seja, dentro do Z4, a zona de rebaixamento para a Série B de 2020.

COMO CHEGARAM?
O Juventude já eliminou quatro adversários nesta edição da Copa do Brasil. Nas primeiras fases, em jogo único, visitou e venceu o Palmas por 1 a 0 e recebeu e bateu o América-MG por 2 a 1. Depois, já em dois jogos, anotou 3 a 2 no Botafogo e passou pelo Vila Nova após empate sem gols no agregado e triunfo por 4 a 3 nas penalidades máximas.

O Grêmio ainda não estreou na Copa do Brasil, já que os participantes da Libertadores entram diretamente nas oitavas de final. Na competição continental, o Tricolor dos Pampas foi segundo colocado do Grupo H ao somar dez pontos, dois abaixo do Libertad. Curiosamente, o time paraguaio será o adversário nas oitavas.

OS TIMES
O técnico do Juventude, Marquinhos Santos, ainda não sabe se poderá contar com o atacante Dalberto, que ainda se recupera de problemas físicos. Caso ele realmente não tenha condições, Bruno Alves deverá ser titular. Além disso, Moisés está suspenso pelo terceiro amarelo. Por isso, Aprile, Christian e Rafael Jataí brigam por um lugar.

O comandante do Grêmio, Renato Gaúcho, terá o retorno do volante Maicon e dos meias Jean Pyerre e Montoya - inclusive, os dois primeiros devem ser titulares. Por outro lado, o lateral Cortez, os zagueiros Kannemann e Paulo Miranda e o atacante Luan estão no departamento médico, o que forçará Michel a ser improvisado na defesa.