Brasileiro

JAPÃO: Técnico brasileiro dá grande arrancada e abre vantagem na ponta da J-League 2

O Kashiwa Reysol não perde há 10 jogos, venceu sete vezes seguida e goleou os seus dois últimos adversários

Publicado em 13/08/2019
por Agência Futebol Interior

Campinas, 14 (AFI) – Técnico brasileiro de maior longevidade no futebol japonês, com 15 anos, Nelsinho Batista está no caminho de escrever mais uma história vitoriosa em sua carreira. Há seis rodadas ele lidera isoladamente o J-League 2, a segunda divisão do Japão. O Kashiwa Reysol ainda não perde há 10 jogos e goleou os seus dois últimos adversários.

Com 55 pontos, o Reysol é líder isolado, quatro pontos na frente do Kyoto Sanga, com 51. O terceiro colocado é Omiya Ardija, com 49 pontos. O campeonato tem 22 participantes, com turno e returno – 42 rodadas. Campeão e vice garantirão o acesso direto, enquanto o terceiro colocado disputará uma vaga com um dos piores times da elite.

Desta forma ele espera repetir a história de sucesso que conseguiu com o próprio Reysol no final da década passada, quando assumiu o comando do time na Segunda Divisão, o levou à elite para depois conquistar títulos importantes na elite nacional. Em janeiro de 2019 ele foi bem recebido e começou a trabalhar duro.

FOCO NO ACESSO
Mas o técnico não quer saber de comemorar, mantendo o foco nos próximos jogos.

“Estamos numa competição muito difícil, equilibrada e que é diferente. Agora conseguimos atingir um bom nível técnico e temos superado nossos adversários, mas nada está ganho.

Nosso objetivo é buscar o acesso e voltar à elite em 2020, mas para isso precisaremos ainda trabalhar muito” – explicou o técnico, sempre sério e exigente com seus jogadores.

SETE VITÓRIAS SEGUIDAS
No final de semana, em casa, o Reysol goleou o Yamaguchi por 4 a 1, pela 27.ª rodada. O destaque foi o queniano Olunga que anotou 3 gols e o brasileiro Cristiano completou o placar. Antes disso, o time já vinha embalado por 5 vitórias consecutivas no mês de julho.

Olunga fez três gols na última goleada
Olunga fez três gols na última goleada

E começou o mês de agosto de forma positiva, com uma goleada em casa por 5 a 1 em cima do Kariushi. Agora venceu o Yamaguchi, chegando aos nove gols em dois jogos e apenas dois sofridos.

“Nosso time está bem equilibrado, tanto no setor defensivo como ofensivo. Para tanto, é preciso manter o condicionamento físico, porque a exigência de força e velocidade é muito grande aqui no Japão” – explica Nelsinho.

GRANDE ARRANCADA
A grande arrancada do Reysol começou após a derrota fora de casa para o Ehime, por 3 a 1. Depois goleou o Okayama, por 4 a 1, jogando em casa, acumulou 10 jogos sem perder com sete vitórias consecutivas.

“Não podemos nos iludir, porque nossos adversários vão querer bater o líder. Chegar na liderança é uma coisa, se manter na ponta é outra bem mais difícil” – alerta Nelsinho, sem contudo perder a confiança no seu planejamento e trabalho que começou em janeiro para recuperar um dos clubes mais fortes do Japão, rebaixado ano passado.

Na 28.ª rodada, o Reysol enfrentará fora o Nagasaki, 11.º colocado com 37 pontos.

Clique aqui e confira a Classificação da J-League 2

ATACANTE É O MAIS BADALADO
No elenco estão vários brasileiros, como o volante Richardison, ex-Ceará, os meias Gabriel e Matheus Sávio, ex-Flamengo, e os atacantes Cristiano, ex-Juventude, e Júnior Santos, ex-Ponte Preta e Fortaleza.

Cristiano festeja seu gol
Cristiano festeja seu gol

O brasileiro mais badalado no time de Nelsinho é mesmo o centroavante Cristiano, com 32 anos, nascido no Paraná e que começou no Toledo.

INÍCIO NO SUL
Depois passou por times menores como Campo Mourão-PR, Marcílio Dias, Metropolitano e Chapecoense em santa Catarina e chegou ao Juventude onde ficou entre as temporadas de 2010 e 2011.

Depois se transferiu para o Red Bull Salburg, onde ficou entre 2001 e 2012, desembarcando ano seguinte no futebol japonês. Lá defendeu o Tochigi, Ventforet Kofu e nos últimos quatro anos defendeu o Kashiwa Reysol como grande artilheiro.