Paulista

Gustagol decide de novo e Timão mantém tabu sobre o Tricolor

Os dois times na verdade jogaram um futebol relativamente igual mas o time de Fábio Carille foi mais eficiente nas jogadas de ataque

Publicado em 18/02/2019
por SÉRGIO CARVALHO - -

O Corinthians voltou a vencer depois de uma série de resultados negativos tanto no Campeonato Paulista como na Copa Sul Americana. Além disso, manteve um tabu que chegou a dez jogos de invencibilidade sobre o São Paulo dentro do Itaquerão e ainda assumiu a liderança de seu grupo depois de ficar algumas rodadas em terceiro lugar.

O placar final de 2 a 1 para o Timão, foi merecido. Os dois times na verdade jogaram um futebol relativamente igual mas o time de Fábio Carille foi mais eficiente nas jogadas de ataque. O São Paulo até jogou melhor do que vinha fazendo sob o comando de André Jardine.

Gustagol fez o sétimo gol em nove jogos e em breve deve ir para a Europa
Gustagol fez o sétimo gol em nove jogos e em breve deve ir para a Europa

MANCINI DEU UMA ARRUMADA
O técnico interino Vagner Mancini, em curto espaço de tempo, deu uma arrumada no posicionamento dos jogadores, melhorou o trabalho no meio do campo e principalmente no ataque.

Entre os atletas corintianos os melhores foram Gustagol, Manoel, Junior Urso (que fez sua estreia), Pedrinho, Ralf e Sornoza.

No Tricolor os destaques foram Arboleda, Reinaldo, Hudson e Gonzalo Carneiro. Pablo também merece destaque pela aplicação e pelo gol marcado.

E O GOLEIRO ?
Em compensação o goleiro Volpi fez uma exibição para ser esquecida. Em especial, no segundo gol, ele falhou na jogada e permitiu que a bola sobrasse limpa para Gustagol marcar seu sétimo gol como titular do Corinthians.

Pelo visto, não adiantou nada mandar Sidão embora, porque Volpi também não passa confiança nenhuma ao torcedor são paulino. Os gols do jogo foram marcados por Manoel, de cabeça, aos 42 minutos do primeiro tempo. Pablo, também de cabeça, aos 11 e Gustagol, com o pé direito, aos 27 minutos do segundo tempo.

Tiago Volpi voltou a falhar pelo São Paulo. Mais um goleiro mal contratado
Tiago Volpi voltou a falhar pelo São Paulo. Mais um goleiro mal contratado

DOIS ERROS DO JUIZ
O árbitro da partida Luiz Lucas Canetto Bellote.cometeu dois erros crassos durante o clássico. No primeiro gol corintiano, por exemplo, a bola saiu pela linha de fundo antes de Clayson acertar o cruzamento. Na sequência, a bola foi tocada para escanteio pelo goleiro Volpi e na cobrança Manoel fez o gol de abertura do jogo.

Na verdade, o juiz deveria era ter marcado tiro de meta para o São Paulo já que a bola nitidamente saiu. Também no gol sãopaulino houve erro da arbitragem. Na jogada que permitiu um escanteio a favor do São Paulo, o garoto Antony fez falta em Danilo Avelar, que tocou a bola para escanteio.

DEVIA MARCAR FALTA
Árbitro deveria ter marcado a falta mas deu escanteio. Na cobrança, Pablo desviou de cabeça sem chance para o goleiro Cássio. Quanto ao segundo gol corintiano, nada a contestar. Erro foi mesmo do goleiro Volpi, do São Paulo, que saiu mal, deu um encontrão em Vagner Love e não conseguiu cortar o cruzamento.

A bola sobrou limpa ara Gustagol marcar. No final do jogo os técnicos fizeram alterações mas sem nenhum resultado prático. Bom lembrar que mais d e 42 mil corintianos foram ao Itaquerão. Um recorde para essa fase do Paulistão.

C * U * R * T * A * S

* GUSTAGOL é mesmo um grande artilheiro. Ele só precisava de alguém que acreditasse nele e o deixasse crescer dentro do futebol brasileiro, Rogério Ceni soube fazer isso e entregou o jogador ao Corinthians prontinho para se transformar em novo ídolo da fiel.

Sua média de gols no inicio de ano é impressionante. E boa parte deles foram decisivo. Como ele tem mesmo essa característica de goleador, certamente vai subir ainda mais de produção na sequência da temporada. Carille percebeu isso e o oficializou como titular do araque alvinegro.

* MANOEL foi uma ótima aquisição do Corinthians. Ex zagueiro do Cruzeiro ele chegou ,viu e venceu. Está em ótima forma e até gol começou a fazer. Outro jogador que se integrou direitinho no esquema de Carille foi Sornoza.

Além de bom de passe é também bom nas cobranças de falta. Foi um"achado" da diretoria do Timão. Outro que chegou e vem dando sua contribuição para o time é Vagner Love. Não tem feito tantos gols, mas tem ajudado muito a fazê-los. Aos poucos vai voltar o jogar o que pode. Pode fazer dupla com Gustagol.

TRICOLOR MAIS BEM POSTADO

* VAGNER Mancini começou seu trabalho como técnico tampão do São Paulo. Seu primeiro desafio foi o clássico diante do Corinthians. Ele e seu time perderam o jogo mas já se viu uma equipe melhor postada em campo, com tática definida e consciência de jogo.

Prova de que André Jardine não estava mesmo dando conta de dirigir o time. No final da partida Mancini disse que o São Paulo está muito abaixo do que pode produzir. Concordo. Acho que o elenco é bom e pode jogar mais. Problema é a falta de tempo que Mancini tem para treinar.

* NO ELENCO atual do Tricolor há bons jogadores para a defesa (Arboleda, Diego Alves, Reinaldo), bons volantes (Hudson, Jucilei, William Farias e Liziero), um bom meia de criação (Hernanes) e dois bons atacantes (Everton e Pablo).

Há dois veteranos, Diego Souza e Nenê que, se bem condicionados e aproveitados, podem ajudar o time a evoluir ofensivamente (desde que deixem o "biquinho" de lado quando forem reservas).

E há ainda excelentes revelações do time de baixo que podem ser melhor aproveitados. Falta agora entrosar essas peças.

VERDÃO NÃO MERECEU MAIS

* O PALMEIRAS só empatou em Araraquara no último domingo. E não merecia mais. Faltou competência ao seu ataque onde Borja deixou de aproveitar todas as chances que teve. A Ferroviária surpreendeu pela sua boa estrutura de jogo. Defendeu e tentou atacar com qualidade. Sua defesa foi impecável.

Faltou melhor força ofensiva. Mas ela fez por merecer o empate sem gols dentro do estádio da Fonte Luminosa. Público foi muito bom e arbitragem não teve nenhum erro importante. O resultado por isso mesmo foi dos mais justos.

ESTREANTE COMPETENTE

* NO TIME verde da capital paulista houve uma estreia. O atacante Ricardo Goulart entrou no segundo tempo e mostrou competência. Ele joga com desembaraço tanto no meio campo como no ataque. Dudu, como tem ocorrido nos últimos jogos, foi o maior destaque do time.

Ele corre o tempo todo, faz jogadas no meio campo e ainda acha tempo para tentar arremates contra o gol inimigo. Está em ótima forma. Em compensação, o atacante Carlos Eduardo cometeu erros incríveis e não agradou nem Felipão nem a exigente torcida do Palmeiras.

FELIPÃO CONFORMADO
* NO FINAL da partida o técnico Luiz Felipe Scolari mostrou-se conformado com o resultado. Ele acha que seu time ainda vai demorar um pouco para jogar o que pode. Vale ainda destacar a péssima exibição de Lucas Lima.

A continuar assim ele vai perder seu lugar no time e pode até transformar-se num eterno reserva do Palmeiras. Jailson foi o goleiro da vez do Palmeiras. Felipão faz rodízio e mostra que para defender o gol palmeirense há três ótimos goleiros. Com o empate, Verdão manteve a liderança tranquila de seu grupo. Vai classificar.

TODOS OS RESULTADOS

* TODOS OS resultados da sétima rodada do Paulistão. Ituano 2 x Mirassol 0. Red Bull 3 x Botafogo 1. São Caetano 4 x Bragantino 4. Novorizontino 0 x Ponte Preta 0. Ferroviária 0 Ferroviária 0 x Palmeiras 0. Corinthians 2 x São Paulo 1.

Nesta segunda feira dois jogos encerram essa rodada. As 17h30 o Oeste pega o São Bento. Se vencer, time de Barueri supera o São Paulo na classificação do grupo. As 20 horas, o Santos encara o Guarani, de Campinas. Em tese, time da Baixada ganha o jogo. Mas Bugre fala em surpreender o Peixe.

PAULISTÃO EM NÚMEROS

* NUMEROS do Campeonato Paulista, primeira fase. Clube que tem mais vitórias, Santos com 5. Time que fez mais gols, Santos, 13. Melhor defesa, Palmeiras, 2 gols contra. Clube que mais perdeu, Botafogo, de Ribeirão, 5 derrotas.

Entre os grandes, o Santos é o melhor com 18 pontos ganhos. O Palmeiras é segundo com 14. O Corinthians superou o São Paulo e agora tem 10 pontos e o Tricolor é o pior entre os quatro com 9 pontos em sete jogos. Melhor do interior- Red Bull com 14 pontos. Pior é o São Bento, de Sorocaba com apenas 3 pontos.

PRÓXIMOS JOGOS

* PRÓXIMOS jogos do campeonato, oitava rodada da primeira fase. Sexta feira, Mirassol x São Bento e Bragantino x Novorizontino. Sábado, Guarani x São Caetano, em Campinas e Palmeiras x Santos, as 19 horas, na Allianz Arena.

No domingo o São Paulo recebe o bom time do Red Bull, as 17 horas, no Morumbi,. A Ponte Preta encara o Ituano, que faz boa campanha, no Moisés Lucarelli, em Campinas (17 horas).

O Botafogo enfrenta o Corinthians em Ribeirão Preto, as 19 horas. Na segunda feira, 20 horas, Ferrovia x Oeste, em Araraquara.