Gaúcho

GAÚCHO: Em final já esperada, Internacional e Grêmio começam duelo no Beira-Rio

Maiores campeões do estadual, os dois rivais não decidem o campeonato desde 2015, quando o Colorado levou a melhor

Publicado em 13/04/2019
por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 13 (AFI) - Quase todo mundo já esperava que Internacional e Grêmio fariam a final do Campeonato Gaúcho antes mesmo da primeira rodada. E o prognóstico se confirmou. Neste domingo, às 16 horas, no Beira-Rio, os dois times iniciam a briga pelo título.

O Colorado, em melhor momento na LIbertadores, foi apontado pelos gremistas como favorito. Mas é o Grêmio dono da melhor campanha no Gauchão, onde sofreu apenas um gol.

COBERTURA COMPLETA

O Portal FUTEBOL INTERIOR acompanha todos os Campeonatos Estaduais do Brasil online pelo PLACAR AO VIVO e também depois com comentários e destaques da rodada.

Baixe também o Aplicativo - App Placar FI - tanto pelo Google Play como APP Store.

VEJA TODOS OS DETALHES DOS ESTADUAIS!

AS CAMPANHAS
Apesar de ter utilizado um time alternativo em vários jogos da fase classificatória, o Grêmio fez uma campanha praticamente perfeita com nove vitórias e dois empates. No mata-mata, o Imortal passou por Juventude nas quartas de final e São Luiz na semifinal.

Já o Internacional não teve um bom início, tanto que o trabalho de Odair Hellmann chegou a ser questionado, mas depois se recuperou e terminou na vice-liderança com sete vitórias, um empate e três empates. No mata-mata, o Colorado passou por Novo Hamburgo nas quartas de final e Caxias na semifinal.

A partida de volta da decisão acontece no próximo dia 17 (quarta-feira), às 21h30, na Arena do Grêmio. O gol marcado fora de casa não vale como critério de desempate.

GRINGOS ANIMADOS
Os dois times, porém chegam na decisão do Campeonato Gaúcho em momentos distintos.

A vitória sobre o Palestino, por 3 a 2, na última terça-feira, deu ao Internacional a classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores. O Colorado é o líder isolado do Grupo A.

A principal arma do Internacional é uma dupla gringa. O uruguaio Nico López vive uma grande fase, principalmente como garçom, e peruano Paolo Guerrero voltou com tudo após ficar um longo período afastado por doping. São três gols em dois jogos.

PRESSIONADO

Já o Grêmio ainda se encontra em situação delicada na Libertadores apesar de ter vencido o Rosario Central, por 3 a 0, na última quarta-feira. Em terceiro lugar no Grupo H, o Imortal tem quatro pontos contra dois da Universidad Católica.

Internacional e Grêmio não fazem a final do Campeonato Gaúcho desde 2015
Internacional e Grêmio não fazem a final do Campeonato Gaúcho desde 2015

Como os times se enfrentam na última rodada, em Porto Alegre, o Tricolor depende apenas de si para avançar.

Antes da Universidad Católica, o clube gaúcho encara o já classificado Libertad, fora de casa.

LUAN PRESERVADO
Na semana passada, após a derrota para a Universidad Católica, no Chile, o atacante Luan foi colocado para treinar em separado dos demais jogadores sob alegação de que precisa melhorar o condicionamento físico para voltar a render em alto nível.

OS NÚMEROS!
Apesar do amplo domínio sobre os demais times, Internacional e Grêmio não se enfrentam na final do estadual há quatro anos. A última vez foi em 2015, quando o Colorado levou a melhor sobre o rival.

Em busca do bicampeonato seguido - venceu o Brasil de Pelotas no ano passado -, o Grêmio tem 37 títulos. Já o Internacional venceu o estadual oito vezes a mais que o Imortal, mas a última vez que gritou "campeão" foi em 2016.