Brasileiro

Ceará x Atlético-MG - Mesmo remendado, Galo quer a liderança!

O time mineiro tem inúmeros desfalques por Covid-19 e no último sábado foi ultrapassado pelo Flamengo

Publicado em 22/11/2020
por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 22 (AFI) - Mesmo todo remendado por conta do surto de Covid-19 no elenco e também na comissão técnica, o Atlético-MG vai até Fortaleza neste domingo querendo retomar a liderança do Campeonato Brasileiro. O adversário é o Ceará, a partir das 16 horas, em duelo válido pela 22ª rodada.

As várias baixas fizeram o Galo ser derrotado pelo Athletico-PR, por 2 a 0, em pleno Mineirão, na última terça-feira, em partida atrasada da sexta rodada. Com 38 pontos, o time foi ultrapassado no último sábado pelo Flamengo, que chegou aos 39 com a vitória sobre o Coritiba e dormiu na liderança.

Por sua vez, o Ceará busca reencontrar o caminho das vitórias depois de uma derrota e três empates no Brasileirão. A sequência negativa fez o Vozão se aproximar da zona de rebaixamento, aparecendo na 15ª colocação, com 24 pontos. Além disso, o time comandado por Guto Ferreira foi eliminado no meio de semana na Copa do Brasil.

HAJA BAIXAS
Ainda sem Jorge Sampaoli, recuperando-se da covid-19 e sob a mira do tribunal desportivo, o Atlético-MG será dirigido o segundo jogo seguido pelo auxiliar Leandro Zago. O argentino vai ser julgado após burlar regras e ser acusado de "dar orientações" diante do Flamengo quando estava suspenso.

Atlético-MG busca retomar a liderança contra o Ceará (Foto: Bruno Cantini e Pedro Souza/Agência Galo)
Atlético-MG busca retomar a liderança contra o Ceará (Foto: Bruno Cantini e Pedro Souza/Agência Galo)
De volta após defenderem suas seleções nas Eliminatórias, Júnior Alonso formará a defesa com Igor Rabello. Savarino deve completar o trio ofensivo com Eduardo Sasha e Keno. O venezuelano foi um dos destaques na goleada sobre o Flamengo, por 4 a 0, por suas assistências. Com ele, o Atlético-MG acredita que os gols sairão no Castelão.

Além de Sampaoli e boa parte da comissão técnica estarem infectados com covid-19, Everson, Jair, Victor, Guga, Réver, Allan, Vargas, Alan Franco, Gabriel e Savio também são desfalques por causa do vírus.

Os testes positivos de Everson e Jair foram divulgados na sexta-feira à noite. O auxiliar Éder Aleixo também foi diagnosticado com o vírus. Everson abre chance para o retorno de Rafael, algo que já era cobrado pela torcida. No lugar de Jair, o jovem Wesley deve fazer o segundo jogo seguido. Ele estreou diante do Athletico-PR, sendo acionado no segundo tempo.

LADO BOM?
Apesar de ter lamentado a queda nas quartas de final da Copa do Brasil para o Palmeiras, o técnico Guto Ferreira acredita que agora vai ter mais tempo para ajustar o time em busca dos seus objetivos no Brasileirão: primeiro a permanência e depois uma vaga na Copa Sul-Americana.

"Agora o calendário tende a ficar um pouquinho melhor. De repente vamos ter condições de trabalhar o que até agora não tivemos chance", disse o treinador, lembrando que o jogo contra o Palmeiras foi o 38º do Ceará desde que o futebol voltou após a paralisação por conta da pandemia.

A única dúvida de Guto Ferreira está na zaga. Luiz Otávio deixou o jogo de quarta-feira reclamando de dores e ainda não sabe se vai ter condições. Se for vetado, Eduardo Brock, recém-recuperado da Covid-19, será o companheiro de Tiago Pagnussat.