Catarinense

Catarinense: Santa Catarina respira a decisão entre Avaí e Chapecoense

Em 152 partidas, foram 55 vitórias do avaianos, 54 triunfos alviverdes e 43 empates

Publicado em 15/04/2019
por Sérgio Porto

Florianópolis, SC, 15 (AFI) - Depois de realizados 92 jogos pelo Campeonato Catarinense, chegou a hora da grande decisão. A partida final acontecerá no próximo domingo, a partir das 16 horas no estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC. As duas equipes finalistas serão o Avaí, que eliminou o Criciúma em cobranças de penalidades máximas, e a Chapecoense, que venceu o Figueirense por 1 a 0.

As duas equipes vão se encontrar em decisão catarinense pela quarta vez. Nas outras três disputas entre Avaí x Chapecoense, o clube havaiano da Capital venceu foi campeão uma vez, em 2009. Na oportunidade foram duas vitórias do Avaí (3 a 1 e 3 a 0).

A Chapecoense venceu as duas outras decisões. Em 1977 (vitória da Chape por 1 a 0) e 2017 (vitória da Chapecoense por 1 a 0 na Ressacada com gol de Luiz Antonio).

SEGUNDO MAIOR CAMPEÃO
O Avaí é o segundo maior detentor de títulos do futebol catarinense, com 16 conquistas, dois títulos a menos que o rival Figueirense. A Chapecoense tem seis títulos do futebol de Santa Catarina.

O primeiro título catarinense do Avaí e o primeiro do campeonato foi conquistado em 1924 e a equipe era comandada por Carlos Pires. Foi uma vitória de 3 a 1 sobre o Atlético Florianópolis. O último título do azulino da Ressacada foi em 2012 comandado por Hémerson Maria. O adversário foi o Figueirense com placares de 3 a 0 e 2 a 1 para o Avaí.

CAMPEÃO EM 2017
A Chapecoense conquistou seu primeiro título em 1977 e a equipe era comandada pelo técnico Edgar Ferreira. O último título estadual da Chape foi em 2017 comandada por Vagner Mancini. O adversário foi o próprio Avai, após uma vitória de 1 a 0 da Chape em Florianópolis e uma derrota de 1 a 0 na Arena Condá.

A Chapecoense foi bicampeã catarinense em 2017. Está pelo quarto ano consecutivo disputando o título do futebol de Santa Catarina.

Catarinense: Santa Catarina respira a decisão entre Avaí e Chapecoense
Catarinense: Santa Catarina respira a decisão entre Avaí e Chapecoense

Não existe vantagem na partida final. Caso o jogo termine empatado, a decisão do Catarinense 2019 será em cobrança de penalidades máximas.

OS NÚMEROS
Avaí Futebol Clube e Associação Chapecoense de Futebol já se enfrentaram por 152 oportunidades.

Foram 55 vitórias do avaíanos, 54 triunfos alviverdes e 43 empates. O Leão marcou 185 gols e a Chape, 168.

DUAS VEZES EM TÍTULOS
As duas equipes já se enfrentaram por três oportunidades em títulos catarinenses. O Avaí foi campeão uma vez frente à Chapecoense (em 2012). A Chape levantou o título diante do Avaí por duas oportunidades (1977 e 2017). Esta será a quarta disputa entre Avaí contra Chapecoense pelo título catarinense de futebol.

As duas equipes serão os representantes catarinenses na série A do brasileiro deste ano. O Avaí estreará em Belo Horizonte dia 27 de abril, frente ao Atlético Mineiro. A Chapecoense estreará também no dia 27, jogando na Arena Condá diante Internacional.