Brasileiro

Brasil de Tite faz 'teste' contra Senegal na Ásia

Ideal seria jogar contra uma das grandes seleções europeias mas como o calendário da UEFA não permite

Publicado em 10/10/2019
por SÉRGIO CARVALHO - -

A Seleção Brasileira de Futebol entra em campo nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 9 horas da manhã (horário brasileiro) em Singapura, para enfrentar a seleção de Senegal, uma das melhores do futebol africano.

Ideal seria jogar contra uma das grandes seleções europeias mas como o calendário da UEFA não permite,Tite aceitou enfrentar seleções de outras regiões do mundo.

Neste mês os adversários representam o futebol africano, com duas seleções que podem até enfrentar o Brasil na Copa de 2020 se conseguirem passar pelas Eliminatórias.

PROMESSA DE TESTES

Neymar vai completar 100 jogos pelo Brasil
Neymar vai completar 100 jogos pelo Brasil

O técnico brasileiro promete fazer alguns testes com jogadores que tem se destacado em seus clubes de origem mas ainda não tem rodagem na Seleção Brasileira.

Duas das grandes preocupações de Tite é achar pelo menos dois novos laterais (um direito e um esquerdo) porque ele reconhece que Daniel Alves talvez não tenha condições físicas para chegar a próxima Copa e Filipe Luiz, que é o seu preferido para a lateral esquerda, mas pode não estar bem no aspecto físico ou técnico em 2022.

SENSAÇÃO DO BRASILEIRÃO
Há também jogadores como Gabigol, que é a sensação do ano no Flamengo, que o treinador gostaria de ver mais de perto. Tite vai analisar o artilheiro do Brasileirão não só nos treinos, jogos mas também na forma de se relacionar com seus companheiros.

Outro assunto que preocupa o treinador brasileiro é a mudança de posição de Marquinhos, no PSG da França. Acontece que Marquinhos é considerado o titular ideal para a Seleção na próxima Copa, mas se ele jogar como volante no PSG e na Seleção jogar no miolo da defesa, pode dar problema, porque as funções técnicas não são as mesmas.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Pelo que Tite disse aos repórteres que cobrem a Seleção em Singapura, o time mais provável do Brasil para começar o amistoso desta quinta feira, em Singapura, contra Senegal, deverá contar com Ederson no gol. Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro, na linha de zagueiros. Casemiro, Arthur e Phillippe Coutinho no meio de campo.

E Neymar, Gabriel Jesus e Firmino no setor ofensivo. Lógico que durante o jogo e, principalmente, no segundo tempo. Tite vai fazer mudanças até para testar melhor alguns jogadores que ainda não produziram o que sabem sob o seu comando.

Gabriel Jesus deve começar como titular
Gabriel Jesus deve começar como titular

TESTES PARA JOVENS
Este, portanto, pode ser encarado como um amistoso-teste para vários dos jovens jogadores convocados pelo treinador. Nesse time escalado acima eu não aproveitaria Alex Sandro, que considero um lateral apenas mediano e Phillippe Coutinho, que já teve chances demais na Seleção e nunca jogou tudo o que Tite esperava dele.

Há outros talentos no futebol brasileiro que poderiam ocupar essa vaga. A Seleção ainda terá mais um jogo para cumprir em Singapura. Será no próximo domingo, dia 13 de outubro, contra a Nigéria, outra seleção africana. Horário será o mesmo, 9 horas da manhã.

C * U * R * T * A * S

* TITE levou mais alguns jovens valores para testar nesse curto giro da Seleção. Um deles é Marquinho, lateral direito do Botafogo carioca. É um jogador que atua tanto na marcação como no apoio ao ataque.

Para o lado esquerdo da defesa foi convocado Renan Lodi, que tem jogado bem em seu clube na Europa. No comando do ataque, como dissemos, aparece Gabigol, do Flamengo. Ele atravessa o melhor momento de sua carreira e ainda é muito jovem.

Fosse o Tite e o escalaria como centroavante nos dois amistosos que serão disputados em Singapura.

TESTE DESNECESSÁRIO

* NA ESCALAÇÃO que publico acima o centroavante que deve começar o jogo contra Senegal é Gabriel Jesus, do Manchester City. Acho que ele não precisa de testes. Já provou na Seleção que tem futebol para estar no elenco brasileiro.

Desde que Tite não o obrigue a jogar na defesa, atrás do lateral esquerdo, como fez durante a última Copa. Nesse caso, nenhum centro avante vai dar certo no time do Brasil. Outro bom jogador que será testado é Mateus Henrique, do Grêmio Porto Alegrense. Um meia de alta qualidade. Cabe ao Tite saber lançá-lo.

OUTROS AMISTOSOS

* A SELEÇÃO ainda terá mais dois jogos amistosos nesse ano. Eles serão disputados nos dias 11 e 19 de novembro. Faltam definir os adversários.

Tite garante que para esses amistosos ele não vai convocar jogadores que atuam no Brasil porque os grandes clubes brasileiros estarão disputando o rush final do Campeonato Brasileiro e vão precisar de todos os seus titulares.

Em tempo. Empresa que promove os jogos do Brasil no exterior tem cometido erros graves na organização desses amistosos. Tite reclamou muito e o contrato até poderá ser cancelado.