Federação Sergipana de Futebol realiza reunião e define detalhes do Sergipano de 2019

Na reunião foi debatido a fórmula de disputa, as regras e demais detalhes do estadual

Publicado em .

Lagarto, SE, 08 (AFI) - O congresso técnico do Campeonato Sergipano de 2019, aconteceu na tarde e noite da última terça-feira no município de Lagarto, na região centro-sul do estado promovido pela Federação Sergipana de Futebol (FSF). Diversos dirigentes, autoridades e membros da imprensa estiveram prestigiando o evento.

Na reunião foi debatido a fórmula de disputa, as regras e demais detalhes do estadual. O Campeonato Sergipano será dividido em três fases, a primeira é a fase classificatória que começa no dia 12 de janeiro e vai até o dia 06 de março. Os nove clubes participantes da competição jogam em sistema de ida. Os seis primeiros estarão classificados e os dois últimos colocados rebaixados para Série A2. Os três primeiros colocados jogam três partidas da segunda fase em casa.

O campeão da primeira fase terá o direito de escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro da Série D de 2020.

Federação Sergipana de Futebol realiza reunião e define detalhes do Sergipano de 2019
Federação Sergipana de Futebol realiza reunião e define detalhes do Sergipano de 2019
DATAS MARCADAS
Já, o Hexagonal terá início no dia 10 de março até o dia 04 de abril. Os jogos apenas em sistema de ida. O primeiro e segundo colocados estão classificados para as finais do Sergipão 2019.

A terceira fase da competição acontece nos dias 14 e 21 de abril. Quem tiver a melhor campanha de todo o estadual terá o direito do segundo mando de campo, além de jogar por dois resultados iguais. Os dois jogos das finais serão em estádios com capacidade de cinco mil torcedores sentados e com iluminação artificial.

O clube campeão ganhará uma vaga na Copa do Nordeste, Copa Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D de 2020.

OUTRAS DEFINIÇÕES
Também ficou definido no Congresso Técnico que os clubes terão até o último dia útil antes do início da segunda rodada do Hexagonal. Outro detalhe importante que cada equipe poderá inscrever na competição 28 atletas. Os jogadores com idade até 20 anos não serão computados na relação dos 28 atletas.

Os cartões amarelos serão zerados no início da segunda e terceira fase do Campeonato Sergipano. A outra novidade do Sergipão 2019 que a FSF em parceria com a Comissão Estadual de Arbitragem realizará as transmissões ao vivo nas redes sociais da entidade do sorteio das escalas de arbitragem.

Ficou definido que o Campeonato Sergipano SUB-20 não será realizado paralelamente com a Série A1. Foi aprovado por unanimidade pelos presidentes dos nove clubes que o troféu do campeão sergipano levará o nome do saudoso desportista Juca Bala.

PRIMEIRA RODADA
Por fim, o departamento técnico divulgou a primeira rodada do Campeonato Sergipano. Confira os detalhes:
Sábado (12/01)
Guarany x Itabaiana, em N. Sra da Glória, estádio Editon Oliveira da Silva
Domingo (13/01)
Lagarto x Olímpico, em Pedrinhas, estádio Roberto Silva
Boca Júnior x Dorense, em Estância,no estádio Augusto Franco
Confiança x Serfipe, em Aracaju, na Arena Batistão

Até a próxima sexta-feira o departamento técnico da FSF estará divulgando a tabela básica da primeira fase do estadual.

AUTORIDADES PRESENTES
Estiveram presentes no Congresso Técnico representando os seguintes clubes:
Boca Júnior: Gilson Beah
Confiança: Hyago França
Dorense: Ronaldo Silva
Frei Paulistano: Fabiano Chaves
Itabaiana: Matheus Lima
Lagarto: Robson Santos
Olímpico: Fabrício Varjão
Sergipe: Carlson Silva
Guarany: Roberto Rodrigues

Além dos clubes estiveram presentes algumas autoridades: o vereador do município de Lagarto, Alex Dentinho, o diretor das praças esportivas do Estado de Sergipe, Glennyson Cruz, o promotor de justiça, Djaniro Jonas.