Técnico que subiu para a Série B, Paulo Roberto Santos vira alternativa para a Ponte Preta

Rei dos Acessos derrotou São Paulo em casa, além de Corinthians e Santos fora dos seus domínios

Publicado em .

Sorocaba, SP, 12 (AFI) - A Ponte Preta não foi nada bem no Campeonato Paulista da Série A1. A Macaca foi eliminada ainda na próxima fase. De olho no restante da temporada, o clube de Campinas começa a sondar alguns nomes para substituir Eduardo Baptista, demitido na semana passada. Entre os citados está o experiente técnico Paulo Roberto Santos (foto) que fez boa campanha com o São Bento. O clube de Sorocaba terminou na 6ª colocação no geral e brigará pelo Título do Interior.

Paulo Roberto Santos, conhecido como Vanderlei Luxemburgo do interior e Rei dos Acessos, derrubou três dos chamados grandes paulistas. A última vítima foi o Santos, em plena Vila Belmiro, no último domingo, por 3 a 1. O Bentão já havia derrotado o São Paulo (2 a 0) em casa e o Corinthians (1 a 0) em Itaquera.

“Não fui procurado por ninguém da Ponte Preta e no momento nosso pensamento é buscar o título do Troféu do Interior que será muito importante para fecharmos esse primeiro semestre de forma positiva”, disse o comandante ao site Grande Área.

Longevidade!
Paulo Roberto Santos chegou ao São Bento em novembro de 2013. De lá para cá, nestes quase cinco anos, foram 115 jogos e 190 pontos ganhos. Ele conquistou 50 vitórias, 40 empates e 25 derrotas, além 129 gols marcados e 84 gols sofridos. A campanha atual do Paulistão teve quatro triunfos, cinco empates e três derrotas.

Na Série A2 de 2014, o treinador obteve o acesso para a Série A1 com 19 jogos, 37 pontos ganhos, 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foram 26 gols marcados e 17 gols sofridos. Aproveitamento de 64,9%. Em 2015, na Série A1, o São Bento terminou em nono lugar com 15 jogos, 21 pontos ganhos, aproveitamento de 46,6%, quatro vitórias, nove empates e duas derrotas, 17 gols marcados e 13 gols sofridos.

Já em 2016, no terceiro ano em Sorocaba, foi quinto lugar no Paulistão, eliminado nas semifinais pelo campeão Santos por 2 a 0 na Vila Belmiro. Foram 16 jogos, 27 pontos ganhos, aproveitamento de 56,2%, sete vitórias, seis empates e três derrotas, 21 gols marcados e 13 gols sofridos. Ainda em 2016, o Bentão ficou entre os três melhores do Brasileiro Série D e conquistou o acesso para a Série C com 14 jogos, 30 pontos ganhos, nove vitórias, três empates e duas derrota, 15 gols marcados e quatro gols sofridos.

Por fim, em 2017, no Paulistão, Paulo Roberto somou 16 pontos em 15 jogos, quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas, 12 gols marcados e 16 sofridos. O clube do interior foi 12º lugar na primeira fase e terceiro no grupo no torneio do interior.

Acesso!
Na Copa do Brasil do ano passado, empatou com o Paraná no CIC, 1 a 1, em jogo único e foi eliminado na primeira fase. No Brasileiro da Série C, porém, terminou entre os quatro melhores e levou o time ao acesso para a Série B de 2018. Fez a melhor campanha da primeira fase e garantiu o acesso contra o Confiança-SE nas quartas (2x0, 0x0). Nas semifinais, venceu um jogo e perdeu outro do CSA (1x0 ambos). Ao final foram 38 pontos em 22 partidas, com dez vitórias, oito empates e quatro derrotas, 23 gols marcados e 11 sofridos.