FPF divulga fórmula de disputa do Paulistão e confirma volta do Troféu do Interior

O vencedor do novo velho torneio ganhará uma vaga na Copa do Brasil

Publicado em .

Campinas, SP, 01 (AFI) - A Federação Paulista de Futebol definiu com o aval de representantes dos 16 clubes do Estado, a fórmula de disputa do Campeonato Paulista 2017. A grande novidade fica por conta do retorno do Troféu do Interior, que ganhou uma importância maior, ao dar para o time vencedor uma vaga na Copa do Brasil, sendo que os quatro considerados grandes não poderão participar do torneio. Os classificados terão que ficar entre nono e 14 lugar na tabela de classificação.

Com o calendário mais enxuto devido o rebaixamento de seis equipes neste ano - Água Santa, Mogi Mirim, Oeste, XV de Piracicaba, Rio Claro e Capivariano caíram -, a competição ficou com 16 equipes, sendo que elas foram divididas em quatro grupos de quatro clubes cada. Os dois primeiros avançam para as quartas de final.

A partir daí uma nova mudança. O "famoso"mata-mata voltará a ser disputado em turno e returno, até que o campeão seja definido, diferente dos últimos anos, quando o time com a melhor campanha decidiu em casa.

Os times representantes da edição 2017 são: Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Ponte Preta, Audax, Ituano, Novorizontino, São Bernardo, Botafogo, Linense, Red Bull, São Bento, Ferroviária, além de Santo André e Mirassol, que subiram da A2.

O Campeonato terá 18 datas e está previsto para começar em 29 de janeiro, com término em 7 de maio.