O Campeonato Paranaense de Futebol será disputado em três fases: Primeira Taça, Segunda Taça e Final.

Taça Barcímio Sicupira Júnior

Na Primeira Taça, as 12 equipes serão divididas em dois grupos - A e B. As equipes do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B em turno único, de 6 rodadas, classificando-se para as semifinais, os 2 melhores posicionados de cada grupo.

Nas semifinais, as equipes classificadas farão cruzamento e os vencedores dos respectivos confrontos avançam à final. O primeiro colocado do Grupo A enfrentará o segundo colocado do mesmo grupo, o mesmo acontece ao Grupo B. Cada confronto será realizado em partida única e em caso de empate, o vencedor será definido em cobranças de pênaltis. O mesmo sistema é posto à final da fase. O campeão garantirá vaga na final.

Taça Dirceu Krüger

Na Segunda Taça, as 12 equipes serão divididas em dois grupos - A e B. As equipes jogarão dentro dos seus respectivos grupos em turno único, de 5 rodadas, classificando-se para as semifinais, os 2 melhores posicionados de cada grupo.

Nas semifinais, as equipes classificadas farão cruzamento e os vencedores dos respectivos confrontos avançam à final. O primeiro colocado do Grupo A enfrentará o segundo colocado do Grupo B, e o primeiro colocado do Grupo B enfrentará o segundo colocado do Grupo A. Cada confronto será realizado em partida única e em caso de empate, o vencedor será definido em cobranças de pênaltis. O mesmo sistema é posto à final da fase. O campeão garantirá vaga na final.

Critérios de Desempate da Fase Classificatória da Primeira e Segunda Taça

Número de vitórias;
saldo de gols;
número de gols a favor;
menor número de cartões vermelhos;
sorteio.

Na grande final, os dois times campeões da 1.ª e 2.ª taça se enfrentarão em dois jogos para definir o campeão Paranaense de 2019. O mando de campo do segundo jogo será da equipe mais qualificada nas duas taças. Caso a mesma equipe tenha vencido as duas taças, essa será declarada campeã. Se na final o resultado terminar empatado, será critério de desempate o saldo de gols e persistindo o empate, será realizada cobranças de pênaltis.